segunda-feira, 9 de maio de 2016

Prefeitura lança edital para atividades culturais na passagem da Tocha Olímpica por Rio Branco

Publicado em Segunda, 09 Maio 2016 14:12 
 
A Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil, lançou na manhã desta segunda-feira, 9, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, o edital de seleção de atividades artísticas e culturais para composição da programação da passagem da Tocha Olímpica pela cidade de Rio Branco. O vice-prefeito e secretário de Educação, Márcio Batista, fez o anúncio oficial a artistas e ativistas culturais: “precisamos transformar a passagem da Tocha em um evento de grande magnitude”, conclamou o vice-prefeito.
A Tocha chega a Rio Branco no próximo dia 21 de junho e, pelas mãos de mais de 100 revezadores, percorrerá 24 quilômetros desde o Parque do Tucumã até o Calçadão da Gameleira. O presidente da FGB, Sid Farney, fez a apresentação do planejamento já realizado pelo Comitê Local do Revezamento da Tocha e dos detalhes do edital, lembrando que o Ministério da Cultura apoia o edital com aporte de R$165 mil destinado aos cachês artísticos.
Os interessados deverão se inscrever de acordo com as seguintes categorias separadas por ´artista individual´ ou ´grupo de artistas´. São sete categorias: categoria 1: artista, banda ou grupo musical, conforme as modalidades; categoria 2: cultura popular (movimento Junino, Marujada, Reisado, Ciranda, Blocos Carnavalescos, Pastorinhas, Fanfarra e outros similares); categoria 3: Roda de Capoeira, Maculelê e comunidades tradicionais em todas as suas manifestações; categoria 4: Grupo de Hip Hop, Dança de rua, Teatro de rua, Grupo circense de rua e Flashmob; categoria 5:  Pintura mural e  grafite; categoria 6: Performance; e categoria 7: Pintura e Técnicas Mistas, e Desenho.
O secretário de Esporte e Lazer, Afrânio Moura, coordenador local do Revezamento da Tocha, lembrou que os Jogos Olímpicos já deixaram legado para Rio Branco: o Centro de Iniciação ao Esporte, um equipamento olímpico, está sendo construído na Baixada da Sobral. Afrânio lembrou também que Rio Branco é uma das cidades onde a Tocha permanecerá por longo período. A Chama Olímpica chega ao Acre por volta das 8h do dia 21 de junho e deverá deixar a capital acreano por volta das 20h.
 
Os interessados em participar do edital podem obter melhores informações no endereço  www.riobranco.ac.gov.br, pelo blog www.culturariobranco.blogspot.com, ou  pelo telefone (68) 3224-0899 e também  no Centro Cultural Thaumaturgo Filho localizado na  Travessa Luiz Z. da Silva, Nº  499, no Conjunto Manoel Julião – Rio Branco -AC – CEP. 69.918-452, no Departamento de Arte da FGB.
As inscrições acontecerão no período de 10 a 25 de maio de 2016. O projeto deverá ser protocolado, em dias úteis, das 08h às 12h e 14h às 18h, na FGB, Departamento de Arte, localizada a Travessa Luiz Z. da Silva, Nº. 499, Conjunto Manoel Julião. “Este edital é fruto de uma percepção do prefeito Marcus Alexandre de que não podemos realizar um evento como esse desfocado da cultura”, concluiu Márcio Batista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário