quarta-feira, 6 de abril de 2016

Mauani – O Silêncio de Maria

Hoje, pela manhã, no auditório do Centro Cultural Thaumaturgo Filho, sede da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil, foi apresentado aos servidores o projeto de realização da primeira Série Acreana “Mauani – O Silêncio de Maria” pelo Assistente de Produção da Série, Ney Ricardo.

Trata-se de uma obra de ficção que vai trazer para a atualidade a história de violência de mais de 350 anos de escravidão negra, indígena e dos trabalhadores nos seringais do Acre, com uma narrativa épica, em que, no presente, se revista as lembranças do passado.

A história se passa em vários anos do século passado nos seringais, aldeias indígenas e na casa de Maria na cidade de Rio Branco, nos dias atuais: Escravidão, matanças, exploração e preconceito é o que Maria cala na fala, mas tudo isto está presente em suas memórias escritas e que ela compartilha com a neta Maria Clara, que é surda-muda e possivelmente também silenciará os segredos de Maria.

Depois do enterro do marido, o negro Chicão, Maria, uma idosa descendente de índios, compartilha com sua neta surda-muda, um caderno de memórias escrito durante vários anos. A relação de amizade entre avó e neta possibilita a Maria fazer suas confissões para Maria Clara através dos escritos.

O conteúdo do caderno são as memórias de Maria desde sua infância, vivida numa aldeia indígena dizimada por correrias, depois num cativeiro no barracão do seringal, até a vida adulta numa colocação de seringa na companhia de Chicão; e o importante para ela: o aprendizado solitário do abc e das operações básicas da matemática, que possibilita ajudar no controle das economias do seu marido e, ainda, desenvolver sua mania de escrever sobre sua vida.

Maria narra para a neta todo sofrimento que ela, a família e muitos outros trabalhadores vivenciaram no interior dos seringais. Esta narrativa épica com nuances de ações dramáticas será entrecortada por esta relação de avó e neta, que se comunicam por meio de Libras.

Trata-se de uma produção contemplada e financiada na linha Prodav 08/2015 do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) da Ancine. Esta linha visa a realização de uma série de ficção com temática local e como fomento regional da cadeia produtiva do audiovisual e também conta com a parceria da Fundação Garibaldi Brasil.

O programa se destina ao financiamento da produção audiovisual e distribuição de cinema e programação específica para as TVs Públicas. Dessa forma “Mauani - O Silêncio de Maria”, prevista para ser lançada em setembro deste ano, será distribuída pela EBC – Empresa Brasil de Comunicação, para televisões comunitárias, educativas e canais de televisão de sinal aberto, com exibição em rede nacional garantida através da TV Brasil.

O trabalho de seleção dos profissionais para atuação no evento terá início a partir do dia 11 de abril, a partir das 8:00 horas, no Centro Cultural Taumaturgo Filho, no Manoel Julião, com testes para a escolha das atrizes e atores que passarão por um processo de preparação do elenco e depois atuarão na Série.

Leiam mais sobre o assunto: 

Um comentário: